Praticando Sustentabilidade Imperfeita.
- Artur Gijon
- 31 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Mudar para um estilo de vida ambientalmente sustentável e abandonar o plástico completamente pode parecer um grande passo. Podemos tentar mudar nossos hábitos alimentares, começar a usar marcas ecologicamente corretas e evitar viagens de carro desnecessárias.
Mas alcançar uma sustentabilidade absoluta e perfeita é quase impossível. Às vezes, esquecemos nossas garrafas reutilizáveis, descartamos resíduos biodegradáveis de forma inadequada ou pedimos aquele Uber conveniente em vez de pegar o metrô. Viver como parte dessa sociedade nos força a fazer escolhas insustentáveis no dia a dia.
Isso não significa que devemos desistir! Uma solução, como visto em uma das recentes tendências no TikTok, é praticar a “sustentabilidade imperfeita”. Esse termo se refere aos esforços feitos em direção a uma vida sustentável, como tentar não comprar fast fashion e plástico o máximo possível, mas também não nos punir se essa for a única opção. Tente lembrar de levar nossos recipientes e garrafas térmicas para não usar descartáveis, mas não se sinta mal se esquecermos.
Sustentabilidade imperfeita significa fazer trocas realistas e mudanças práticas em nosso estilo de vida que fazem sentido: produtos domésticos sem embalagem, papel higiênico 100% de bambu como o da Who Gives A Crap, ou comprar roupas de segunda mão em plataformas como Depop e eBay; trocar por produtos de beleza recarregáveis e — nosso favorito — as primeiras unhas postas biodegradáveis certificadas pela PETA (piscar, piscar) aqui na Claws. Sustentabilidade imperfeita significa que está tudo bem começar de algum lugar.
